Jornal
falado das turmas nonos anos C e D/ 2018
ESCOLA
ESTADUAL ONÉLIA CAMPELO – SANTOS DUMONT
Língua Portuguesa - Professor Ricardo Pereira
Registrar as experiências vividas na prática cotidiana da sala de aula é
tão importante quanto planejar as aulas e os conteúdos. É um dos principais
instrumentos para refletir sobre o trabalho desenvolvido. Anotar impressões, as
descobertas, os aspectos que funcionaram ou que não funcionaram durante as
atividades permitem pensar sobre o que se fez e sobre o que se pode melhorar.
EIXOS TRABALHADOS
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Oralidade, expressão
corporal/ escrita.
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UNIDADES TEMÁTICAS
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Interação
discursiva/intercâmbio oral no contexto escolar.
Produção de textos orais em
situações específicas de interação.
Estratégias antes da
produção do texto, durante e após.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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Exercitamos o domínio de
habilidades de leitura e de escrita, conhecimento das ferramentas tecnológicas,
a exemplo da filmagem (via celular) e edição de vídeo.
Planejamento do texto e
entrevistas.
Procedimentos
linguístico-gramaticais e ortográficos.
Revisão, reescrita e edição
do texto.
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CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO
Partindo do estudo e análise
do gênero notícia, os alunos produziram um jornal falado (telejornal),
compreendendo como ele é organizado e a importância da sua função social. A
atividade também permitiu à turma a produção de textos jornalísticos e a
identificação das características do gênero textual jornal falado e entrevista.
Em uma experiência como essa, os estudantes vivenciaram o trabalho em equipe
nas múltiplas funções de um jornalista na redação de um jornal: pauteiro,
redator, editor, cinegrafista e apresentador.
Por meio de um roteiro escrito, simulou-se um
telejornal para tratar de assuntos relacionados à escola, a exemplo da
importância de se conservar o patrimônio escolar, dando vez e voz aos alunos.
No final, a classe apresentou um vídeo destacando os principais problemas da
escola Onélia Campelo, enfatizando a necessidade de melhorias dos banheiros,
consertos dos ventiladores, entre outras reivindicações. Vale também ressaltar
a contribuição dos alunos do Pibid/Ufal de Língua Portuguesa, orientando os
estudantes na produção dos vídeos.
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