segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Estudantes da Onélia Campelo trabalham a literatura de cordel em sala de aula

    

Hoje, 3 de setembro de 2018, iniciamos as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Língua Portuguesa, na Escola Onélia Campelo, no Santos Dumont, onde recebemos 10 alunos bolsistas do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas - Ufal.  Eles foram apresentados à turma e se pronunciaram sobre suas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido na escola.  Em seguida, fizemos uma sondagem com os estudantes das turmas 9º anos C e D, turno vespertino, procurando saber quais as principais dificuldades em relação ao aprendizado da disciplina Língua Portuguesa. No geral, a grande maioria destacou deficiência em interpretação de texto, redação, pontuação e leitura. Muitos não têm o hábito de ler e não vê a leitura como ato prazeroso. O desafio maior é formar leitores e produtores de texto, uma vez que a leitura possibilita a aquisição de conhecimentos, auxilia na argumentação e na reflexão, além do enriquecimento no vocabulário, facilitando no momento de escrever um texto e até ajuda a desenvolver o senso crítico diante da realidade que nos cerca.
           Na turma do 9º C, especificamente, estamos trabalhando o Projeto Leitura e Escrita, que faz parte do calendário escolar, com a temática Literatura de Cordel. Uma forma de estimular o hábito da leitura entre os alunos. A turma foi dividida em quatro grupos com o objetivo de produzir um painel com a história, surgimento e principais características da literatura de cordel, além de criar um cordel com a vida da patrona da escola, Onélia Campelo; confeccionar um cartaz com xilogravuras xerocadas e a produção de um roteiro para entrevista com o cordelista e professor  Cristiano Kriko.

Ricardo Pereira     















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