Pibid/Letras
da Ufal lança jornal digital com alunos da Onélia Campelo
Texto: Ricardo Pereira
Com
esta publicação, pretendemos levar ao conhecimento da população os resultados
obtidos do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência –
Pibid/Ufal - Subprojeto Letras/Português, nesses dois anos na Escola Estadual
Onélia Campelo, no Santos Dumont, nas turmas de 7º, 8º e 9º anos, turnos
matutino e vespertino. O programa proporcionou momentos de integração, estudos,
reflexões e discussões sobre o letramento na escola e narrativa transmídia Além
disso, no âmbito escolar, foi produzido um jornal digital que será lançado a
partir de fevereiro de 2020.
Inicialmente, formos levados a
conhecer a realidade local. Foi feito um diagnóstico etnográfico da escola,
detectando os problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, e
elaboração de estratégias, metas e ações para superar os desafios encontrados.
Dentre as principais questões do diagnóstico, ressaltamos: superlotação das
salas de aula, violência (dentro e fora da sala), bullyng, poucos recursos
tecnológicos, ausência dos pais no acompanhamento dos alunos e na vida da
escola, entre outras.
Com o objetivo de aproximar os
estudantes da literatura (via livros ou produtos transmidiatizados), os
bolsistas do Pibid desenvolveram relatos de experiência sobre a leitura. A
ideia era incentivar a leitura como recurso pedagógico e despertar os alunos
para o ato de ler e produzir textos, valorizando a cultura deles e fortalecendo
a autoestima como ponto de partida ao letramento. O desafio maior era
desconstruir mitos do tipo: “eles não gostam de ler, eles não gostam de
escrever”, despertando entre os estudantes o lado lúdico da leitura, mostrando
que o hábito de ler pode ser adquirido de forma prazerosa.
Como a nossa biblioteca está limitada
a livros didáticos, o desafio foi adquirir os títulos escolhidos pelos alunos
para se trabalhar o projeto de leitura em sala de aula. Pensando nisso, os
coordenadores do Pibid disponibilizaram aos alunos o QR Code. Esse recurso facilitou o acesso aos livros. Era só ter à
mão um smartphone, capturar a imagem do código através do celular, e ter acesso
aos textos das obras selecionadas. Para isso, foram disponibilizadas instruções
sobre como usar esse código.
A culminância do nosso projeto
acontece com a produção do jornal digital “Santos
Dumont: nossa escola, nossa história, nossa vida”, cuja edição traz várias produções dos nossos alunos: tirinhas, crônicas
e notícias sobre a escola e o bairro. A atividade contribuiu na interação dos
estudantes com os problemas da realidade escolar e da comunidade local. Muitos
alunos que não se envolviam antes com as
tarefas de sala de aula foram motivados a produzir textos e a trabalhar em
equipe.
Por outro lado, como professor, o
Pibid me proporcionou inovar a minha prática pedagógica, dando enfoque à
multimídia. Nas minhas aulas, se fez necessário uma mudança de postura, fazer
diferente, ousar. É de suma importância acreditar na educação e na importância
dos professores como sujeitos capazes de formar leitores comprometidos com a
sociedade. Afinal, a missão do professor é regada de fé, de abnegação, mas
acima de tudo de muita responsabilidade social.
Enfim, deixo um forte abraço aos
companheiros(as) pibidianos(as), estudantes da Onélia Campelo, professores
coordenadores e supervisores do Pibid de Letras/Ufal. Chegamos ao final de 2019 com muito a
comemorar: o sucesso de um projeto exercido pela ativa participação
de todos os envolvidos. Acreditamos em um 2020 ainda mais promissor. Faremos
muito mais juntos. Obrigado a todos e um ano novo feliz, cheio de realizações
pessoais e profissionais.
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